A psicologia vegetal
A canabis parece que é uma planta pragmática, então tem três espécies adaptadas aos climas do planeta e uma boa variação pode ser suportada por cada espécie individualmente, tanto de temperaturas como das condições gerais, altitude, umidade, etc.Mas para que sobrevivesse tem que seguir certos caminhos, e sua adaptação será sempre aquela que tende a ter mais sucesso na evolução e preservação da planta.
A CANABIS GOSTA DE VIDA BOA. Uma planta saudável é a melhor opção para o vegetal e para você e para o mundo, como de costume o karma é coletivo.Se as condições forem ótimas uma fêmea será a melhor opção de existência, caso contrário um macho será bem vindo como fator sexual, pois poderá lançar seu pólen para longe, um macho tvz viva menos que uma fêmea, um macho tvz coma menos que uma fêmea. Se as condições são adversas um macho será a opção certa, e as plantas que saibam fazer esta escolha melhor serão as escolhidas pela loteria da sobrevivência.
Então:
1)solos rasos = machos
2)temperaturas extremas, ou muito altas ou muito frias, cada qual indica que período do ano estamos e das condições climáticas, assim se já estiver em pleno verão e uma planta macho floresce antes da fêmea, uma planta macho será mais favorável e será tb a tendência genética constituída na história da evolução, mas se o solo for ótimo e a umidade boa, uma fêmea será a melhor opção. Se a altitude for grande, o macho novamente pode ser a melhor opção, o pólen será propagado melhor de cima para baixo, se o solo for ótimo uma fêmea resinosa pode ser a melhor opção, a resina excessiva a protegerá do ultra violeta.Na melhor temperatura pra cannabis, entre 19 e 20 graus mais fêmeas ocorrerão, pois inclusive o estresse por fungo será diminuído, mas a temperatura tem que ser constante, pois a variação brusca só fortalece o fungo, então 24/0 de fluorescentes tende a produzir mais fêmeas, não pode faltar o espectro azul para o vegetativo, senão tende a produzir machos (já estou atrasada, é a sensação que ela terá). Então se usar HPS no vegetativo use tb 30% de fluorescente, mas as lâmpadas “fluoras” ou “flora” são fluorescentes mais vermelhas e tb resolvem.
3)Muita água, ou seja, ‘água facilmente disponível’ propicia fêmeas.
Aqui esta uma maneira de produzir mais fêmeas de sementes normais
Como um cultivador, eu sempre acreditei que as sementes estavam geneticamente predispostas para sua orientação sexual a partir do momento que a fertilização do óvulo ocorrer na fêmea. Basicamente isto significa que se você fizer um exame de uma única planta fêmea e de umas sementes que ela produzir o sexo já estará ajustado na prole. Se um teste de detecção do sexo pudesse ser estabelecido, os machos poderiam ser separados das fêmeas. Se isso fosse verdade o pacote de dez sementes poderia ser todo de fêmeas ou todo de machos devido a sua predisposição genética. Mas isto não é o caso.
Uma das áreas de meu interesse era o programa de feminilização de sementes que com tanto sucesso arremessou os preços no teto das sementes que deveriam ser todas fêmeas. Entretanto, como muitos cultivadores já devem ter presenciado, isto também muitas vezes não acontece.
Sementes feminilizadas usam a base de que há uma predisposição genética para a planta produzir fêmeas devido a um tratamento especial que ela recebe. Eu não me aprofundarei em detalhes, por que há informação suficiente na Internet sobre isso. Então, num perfeito sistema de crescimento, é muito fácil de produzir só fêmeas destas fêmeas que foram tratadas. Perfeito é a palavra chave porque a não ser que as condições de crescimento sejam perfeitas, coisas estranhas começam a acontecer a essas sementes feminilizadas.
Em um único pacote de sementes feminilizadas pode-se encontrar:
Fêmeas
Hermafroditas
Machos
Exatamente, Machos! Então da onde estão vindo estes machos e como eles estão achando caminho no processo de feminilização? A resposta é muito simples. O sexo não esta determinado na planta cannabis até umas poucas semanas antes da floração. Nós falaremos sobre isso, mas agora voltemos as sementes feminilizadas.
Em excelentes condições de crescimento, sementes feminilizadas sairão 100% fêmeas. Isto significa muito em relação as condições de cultivo e a importância no desenvolvimento do sexo da cannabis. Quantas vezes os cultivadores viram estes efeitos de múltiplos gêneros de sementes feminilizadas? A resposta esta em quão bem elas se desenvolvem. Cultivadores que não estressam suas plantas nunca verão o efeito dos machos nas sementes feminilizadas.
Por esta razão cultivadores que escolhem sementes feminilizadas deviam ser avisados disso. Se você previne stress então você previne machos e hermafroditas de aparecerem em sementes feminilizadas. É SIMPLES ASSIM.
Agora, direto ao ponto. Impulsionar as plantas a serem fêmeas.
Como muitos cultivadores sabem, bancos de sementes não se responsabilizam se elas virarão machos ou fêmeas. Se você pegar um pacote só de machos, como aconteceu com muitos de nós, ai uma rápida ligação para o seu banco de sementes e eles podem ate trocar de graça para você por outro pacote, mas alguns não o farão. Isto vai depender do seu relacionamento com o banco.
Alguns anos atras, a Dutch Passion lançou um notificado de como aumentar a chance de fêmeas em um pacote de sementes. Este é um excelente trabalho e me ajudou a aprofundar meu interesse nesta área. No passado, à alguns anos, eu desenvolvi meu
próprio sistema para aumentar estas chances cada vez mais. E agora eu posso dizer com muita felicidade que tive um aumento de fêmeas nas minhas sementes normais. Algumas vezes maior que 90% até 95%. Como isto é feito?
Eu prefiro sementes normais por numerosas razões. A primeira é que estas sementes feminilizadas vem de plantas hermafroditas. De qualquer modo que você veja, as plantas especialmente tratadas são hermafroditas e este tratamento é expressado na prole onde as condições são nada mais que óptimas. Até nas sementes normais a condição de hermafrodita é atingível quando ocorre stress. Eu observei que as duas circunstancias de stress que mais podem causar hermafroditismo ocorrem antes que floresçam na fase vegetativa por volta da terceira ou quarta semana antes da
pré-floração. É quando a planta sofre stress por calor ou com o photoperiodo de 24/0 ou 18/6.
Aqui esta o que a Dutch Passion tem a dizer sobre suas sementes feminilizadas.
“Sementes feminilizadas de cannabis”
Cortesia da Dutch Passion
Em Novembro de 1998 nós introduzimos nossas “sementes fêmeas de cannabis”. Nós fizemos isso, após constatar por experiência
própria que dessas sementes fêmeas nós desenvolvíamos quase 100% de fêmeas.
Seis meses depois nós recebemos muitas mensagens de nossos clientes. A Reação foi na sua maior parte positiva, clientes que produziram com sucesso 100% de fêmeas. Entretanto houveram clientes que acharam algumas hermafroditas e alguns machos. Aparentemente constatamos que influencias do ambiente afetavam no sexo das sementes fêmeas. Devido ao fato de que sementes fêmeas nem sempre se tornam plantas fêmeas de fato, nós trocamos o nome de sementes fêmeas para sementes feminilizadas.
A Partir da literatura e dos nossos
próprios conhecimentos, o crescimento de um macho ou de uma fêmea, exceto por
pré-disposição genética, também depende de vários fatores ambientais, o numero de machos e fêmeas nas plantas hermafroditas também é afetado. Os fatores ambientais que influenciam o sexo da planta (ou a flor no caso das hermafroditas) está entre outras coisas relacionado:
A quantidade de nitrogênio e potássio na “cama” ( seria a fonte de energia, terra, água etc...)
Umidade da “cama”
Grau de temperatura
Cor das luzes usadas
Duração do photoperiodo
Stress, qualquer forma de stress fará com que mais indivíduos machos se desenvolvam da semente. Até a maneira como são feitos os cortes nas plantas podem desenvolver machos ou hermafroditas.
Para um melhor resultado, mudanças em um ou mais fatores ambientais mencionados acima deverão ser feitos. As mudanças requeridas nos fatores ambientais começam no momento em que a planta está com três pares de folhas, não contando os lóbulos da semente. Este é o momento em que a predisposição de macho ou fêmea esta sendo formada. Após aproximadamente duas semanas o sistema de crescimento normal pode ser retomado. Dos 5 fatores ambientais mencionados acima os três primeiros são os mais
práticos:
1. Nível de Nitrogênio e potássio na “cama”, um aumento no nível normal de nitrogênio influenciará para mais plantas fêmeas se desenvolverem. E uma queda no nível normal de nitrogênio trará mais machos. Um aumento no nível de potássio, influenciará para mais machos se desenvolverem enquanto uma queda trará mais fêmeas. Uma combinação de um alto nível de nitrogênio por um período de uma semana ou duas e uma queda no nível de potássio é recomendada.
2. Umidade da cama: Uma maior umidade aumentara a produção de fêmeas e baixa umidade em mais machos.
3. Nível da temperatura: Temperaturas baixas aumentarão o índice de plantas fêmeas, enquanto altas temperaturas aumentarão o de machos.
4. Cor da luz: Mais luz azul trará mais plantas fêmeas, e mais luz vermelha induzira a um maior nível de machos.
5. Horas do photoperiodo: Poucas horas de luz (14 horas) trará mais indivíduos fêmeas, um longo dia (18 horas) trará mais plantas machos)
<!-- / message -->